A Kombi é um automovel produzido pela volskwagen. É considerada a precursora das vans de passageiros e carga.
Sua construção robusta monobloco (sem chassi), suspenção independente com barras de torção, além da exótica posição do motorista no carro (sobre o eixo dianteiro e com uma coluna de direção praticamente horizontal), o tornam um veículo simples e robusto, de baixo custo de manutenção. Sua motorização é um caso a parte: embora os modelos mais recentes possuam motores mais modernos, durante 50 anos o motor que equipou o veículo no Brasil foi o tradicional "boxer" refrigerado a ar, simples e muito resistente. Tal durabilidade geralmente superava em muito a do resto do carro, sendo comum nas ruas brasileiras ver carros totalmente destroçados, porém com o motor rodando perfeitamente. A despeito disso, a Kombi é um carro que, se usado dentro das especificações padrão, pode durar um longo período.
O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (ou "veículo multi-uso", em uma tradução mais livre). O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, idéia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.
O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação - o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção. O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.
A Primeira Kombi foi fabricada em 02 de Setembro de 1957, na recem construída Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP, e portanto sendo considerado este o primeiro produto Vw brasileiro, embora com um item de 50% de peças nacionais caminhava para atingir a sua totalidade em nacionalização.
O novo desing da Kombi 2012. Numa entrevista a revista inglesa Auto Express, Klaus Bischoff, o chefe do departamento de design da Volkswagen, declarou que a marca retomará o projeto da nova Kombi.
Para alegria dos apaixonados por este carro, vão poder curtir a nova Kombi, que por sinal está bem moderna e arrojada. A minivam terá seu protótipo apresentado em 2012 e tem previsão de ser lançada na Europa em 2013.
O preço ainda não está previsto, mas acredita-se que será mais caro que a Kombi antiga, até porque todas as modificações serão para melhorar seu desempenho e desing, trazendo conforto e estabilidade para o carro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário